sábado, 14 de maio de 2011

TRE mantém prefeito de Juru no cargo mas tem outro processo pra ser julgado



TRE mantém prefeito de Juru no cargo mas tem outro processo pra ser julgado

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba decidiu hoje à tarde dar provimento ao Recurso contra a sentença do juiz de primeira instância que cassou o mandato do prefeito da cidade de Juru, José Orlando Teotônio (PR). Os membros da corte nem chegaram a julgar o mérito da ação. Eles entenderam que a ação impetrada pelo advogado em primeira instância foi fora do prazo, ou seja, prazo decadencial.

De acordo com o advogado Solon Benevides, que representa o segundo colocado nas eleições de 2008, Luiz Galvão da Silva, existe um recurso contra a diplomação do prefeito que será discutido posteriormente. O recurso já está no TRE, porém aguarda a convocação do relator para que entre em pauta.

O voto do relator Miguel de Brito Lyra foi pela suspensão do prazo de decadência e seu voto foi seguido pelos juízes Márcio Acioly e pelo desembargador Genésio Gomes. Já os juízes Newton Vita, Niliane Meira e João Batista entenderam pela decadência já que a Justiça não pode abrir prazo para ingresso de ação.

Como ficou empatado em três votos contra três, coube ao presidente Manoel Monteiro apresentar o voto de Minerva. No voto o presidente seguiu o entendimento da divergência e votou pela decadência da Aime, arquivando assim o processo que livrou o prefeito de Juru da cassação.

Nenhum comentário :