quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

JURU VAI TER SCFV - INTINERANTE. (ZONA RURAL)



ZONA RURAL DE JURU, SERÁ CONTEMPLADO COM OS SCFV. (SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTOS DE VÍNCULOS) A Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Juru PB está elaborando uma pauta para os trabalhos de 2014, onde na mesma incluí a ampliação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Zona Rural do Município.
As ações como Lazer, Cultura e Cidadania, que antes eram destinados apenas na Zona Urbana, pelo Centro de Referencia a Assistência Social (CRAS) agora chegará também as famílias da zona rural, estas ações consistem em uma elaboração de acordo com os critérios solicitados pelo programa e aperfeiçoado pelo município de acordo com sua realidade, ou seja, as famílias contempladas terão a oportunidade de se inserirem dentro das Ações traçadas pelo CRAS fortalecendo as crianças da zona Rural permitindo que as mesmas tenham o mesmo direito e as mesmas oportunidades dos da zona urbana.
Segundo a Secretária de Assistência Social da cidade de Juru PB, Fátima Alves, a mesma procurou o Prefeito Luiz Galvão para mostrar o projeto, que por fim, gostou e aprovou a ideia, depois de uma visita a Zona Rural do município, onde percebeu uma carência das crianças que moram em localidades mais distantes da cidade, em relação aos serviços oferecidos para os mesmos pela Ação Social, que igualmente as outras cidades, limitam esses serviços apenas para Zona Urbana, até por que o Governo Federal não destina recursos suficientes para que esses serviços sejam oferecidos também para Zona Rural.
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS n.° 109/2009) é “o serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
O SCFV organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
São considerados Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o serviço para crianças até 6 anos, o serviço para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, o serviço para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e o serviço para idosos.

Esta idéia surgiu em uma das viagens a os sítios mais distantes realizada pela secretária municipal e uma conselheira tutelar, onde na oportunidade sentir a carência das crianças inseridas no Bolsa família onde no meio urbano são contempladas por tantos programas, daí resolvi levar os SCFV para essas criaturinha. Somos pioneiros nesse projeto. Reportagem: Sec. Fátima Alves

Nenhum comentário :