sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

MENTIRAS DO FACEBOOK

Mundial do Medo: Revista France Football reclama da Copa no Brasil

Será verdade que foi publicada uma matéria falando mal da Copa do Mundo no Brasil em uma das revistas mais conceituadas do mundo?

No começo de fevereiro de 2014, uma notícia se espalhou pelas redes sociais e em inúmeros sites e blogs. De acordo com o texto, uma matéria teria sido publicada dias antes em uma conceituada revista francesa especializada em futebol onde 3 jornalistas daquele país teriam ridicularizado o Brasil e os atrasos no andamento das obras para a Copa do Mundo – que será realizada aqui entre os meses de junho e julho de 2014 – além de expor a precariedade dos serviços de hospitais e infraestrutura do nosso país!

O texto ainda afirma que os repórteres falam sobre a corrupção do governo Lula e do PT, além de usar como exemplo um deputado palhaço (no caso, o cantor Tiririca).
Algumas das publicações desse artigo tiveram mais de 45.000 compartilhamentos no Facebook. Muita gente indignada com o tom da matéria que, como é afirmado no texto, teria ocupado 12 páginas da revista France Football.
Mas será que isso realmente aconteceu?

Verdadeiro ou falso?

O autor desse texto que está circulando pela web se aproveitou do fato de ser difícil um leitor brasileiro conseguir acesso ao conteúdo da revista. No site da France Football é possível se baixar edições anteriores do periódico, mas esse serviço não está liberado para visitantes de outros países.
Uma das características de um bom boato digital, como já mostramos outras vezes aqui no E-farsas, é que o fato geralmente teria ocorrido bem longe, para ficar difícil do leitor conseguir averiguar.
Mas, com a ajuda de diversos leitores do E-farsas, conseguimos uma versão em PDF da tão falada revista e, com a ajuda do Google Translate e dois amigos franceses leitores do E-farsas, destrinchamos cada parágrafo da polêmica matéria.

Vamos às partes verdadeiras desse texto:

  • A revista France Football existe.
  • Na edição da revista do dia 28 de janeiro de 2014, os jornalistas Éric Champel, Éric Frosio e François Verdenet escreveram uma enorme reportagem sobre alguns dos problemas que o Brasil parece estar sofrendo para conseguir deixar tudo pronto para a Copa do Mundo de 2014.
  • A matéria fala da corrupção no Brasil, dos atrasos nas entregas dos estádios e da falta de infraestrutura para receber os turistas durante os jogos da Copa.

Agora, as partes distorcidas (por erros de tradução ou acrescentadas intencionalmente)

As duas primeiras páginas da matéria mostram a fachada do estádio de Itaquera, com a lateral da construção quebrada (em decorrência de uma queda de parte da estrutura do teto, que matou 2 funcionários da obra em novembro de 2013). Nessas páginas há apenas uma introdução que diz:
Brasil, o medo sobre o Mundial. Atraso nas obras dos estádios, aumento dos preços, riscos de novas manifestações nas ruas, grande diferenças de temperatura entre as sedes, o Mundial do Brasil suscita inquietudes a menos de 140 dias da partida de abertura, no dia 12 de junho em São Paulo
O texto que circula pelo Facebook diz:
“12 páginas de uma Revista Francesa (France Football) que resumem o Brasil em todos os sentidos”
Só nessa primeira parte já podemos notar certa discrepância entre o que foi publicado na revista e o que foi espalhado aqui. Além disso, são 10 páginas de matéria e não 12, como foi afirmado. Dessas 12 páginas, 2 são apenas com uma foto do estádio “ItaquerãoArena Corinthians com um pequeno texto.

Páginas iniciais da matéria publicada na France Football mostra estádio Itaquerão em obras! (foto: Reprodução)

 

Nenhum comentário :